primeiro post


Aqui vamos contar história.História do Homem, da Terra, da Europa, de Portugal.História real e Estórias lendárias...Pedaços da vida que conhecemos e que me vêm parar às mãos.Vou tentar transmitir a História duma maneira mais leve, por isso perdoem-me os historiadores se às vezes brincar com coisas sérias.Gostava de possuir todo o conhecimento da História, para perceber melhor sobre tudo...Wish me luck...cá vai...

Afonso II - O Gordo



O Gordo, gordalhufo, badocha...

Como podem reparar pelas imagens os reis de Portugal até este ponto têm vindo a tornar-se mais cheínhos.



Nasceu no ano em que seu avô morreu, 1185. Começou a ser Rei em 1211, com 26 anos. Começou bem, pode-se dizer, andando uns tempos à chapada com as irmãs mais velhas, Mafalda, Teresa e Sancha. Parece que já era hábito de familia andarem todos às turras. Isto aconteceu porque o papá tinha dito às manas que teriam o título de rainhas e até lhes tinha concedido uns castelos no reino, mas o mano Afonso não achava piada nenhuma àquilo de ter as manas a atrapalhar por isso mandou-as ou para fora do território ou para um mosteiro onde podiam descansar a pele e tomar uns banhos num spa..



Em 1208, casou-se com D.Urraca de Castela, filha dos reis de Castela e neta do Rei de Inglaterra Henrique II.. Como podem ver pela imagem, não veio muito contente morar para Portugal, provavelmente por inveja das irmãs e irmão todos Rainhas e Rei de territórios muito maiores.
Teve cinco filhos, entre os quais 2 futuros Reis. D. Afonso, para além destes cinco, que se saiba teve mais dois bastardos.. bem mais calminhos que os antecessores!!



Ao contrário do pai e do avô, não lhe apeteceu nada andar à chapada com os vizinhos, acabando por perder a dada altura Alcácer do Sal para os Mouros, mas depois pediu ajuda a uns cruzados para a reconquistar e a zona passou a ser quartel general da Ordem de Santiago.



Em vez da conquista, preferiu dedicar-se à organização económica e social do reino. As primeiras leis do país foram feitas por ele, relativas à propriedade privada, ao direito civil e à cunhagem de moeda. Também mandou embaixadas a outros países da Europa para estabelecer tratos comerciais.



Tentou fazer uma reforma da igreja dentro de Portugal, procurando desviar alguns fundos da dita para os cofres nacionais. Esta atitude deu origem a um conflito diplomático entre o Papado e Portugal, e assim foi excomungado pelo Papa Honório III. Apesar dos esforços para remediar a situação, acabou por morrer excomungado em 1223. Foi substituído pelo filho D. Sancho II (como o avô) mais uma prova de originalidade na familia!