primeiro post


Aqui vamos contar história.História do Homem, da Terra, da Europa, de Portugal.História real e Estórias lendárias...Pedaços da vida que conhecemos e que me vêm parar às mãos.Vou tentar transmitir a História duma maneira mais leve, por isso perdoem-me os historiadores se às vezes brincar com coisas sérias.Gostava de possuir todo o conhecimento da História, para perceber melhor sobre tudo...Wish me luck...cá vai...

D.Sancho I - O Povoador


Como podem conferir, é muito parecido com o pai D.Afonso Henriques.


É conhecido como O Povoador não só pela maneira como apadrinhou o povoamento do território, mas também por ter tido uma vasta prole de filhos bastardos.


Ajudou o paizinho desde o acidente em Badajoz, tornando-se desde então seu braço direito, e por isso contribui bastante para a conquista e defesa do território.


Como a Igreja (na altura era quem mandava nestas cenas) não tinha ainda consagrado a independência de Portugal, pelo que ainda não éramos considerados como país propriamente dito. Assim tínhamos os antigos proprietários do território - Castela e Leão - sempre em cima. Para ajudar a controlar os vizinhos, D.Sancho pediu ajuda a um antigo inimigo, vizinho também - Aragão. Como as coisas no passado não tinham sido famosas, o nosso Principe casa com a irmã mais nova do Rei Afonso II de Aragão, a infanta Dulce Berenguer ou D.Dulce de Barcelona prós amigos. Gira até dizer chega como podem ver!!


Com a morte do papá, passou a ser Rei em 1185. Em Coimbra tinha o centro do seu reino. Cansou-se de tentar conquistar a Galiza e preferiu ir em busca de terras com mais Sol a sul, e já agora ía dando uns tabefes aos Mouros. Em 1189 conquistou Silves um importante centro administrativo e económico a sul, o que lhe dava imenso jeito para os seus planos de organizar o reino politica, administrativa e economicamente


Encheu os cofres do Castelo e incentivou a criação de indústrias assim como a classe média de mercadores e comerciantes.


Para além disto tudo ainda teve tempo para escrever uns poemas, pois era um apreciador de arte e literatura.


Morreu em 1211, dando lugar ao seu filho D.Afonso II (como o pai e o tio, não é original??) , teve mais 18 filhos (que se saiba) entre legítimos e bastardos!!

Adenda: Mais há frente, no post referente ao D.Dinis, é dito que este seria o primeiro Rei que não era analfabeto, contudo, porém, e muito bem observado pela nossa querida Luna, também é dito que D.Sancho também escrevinhava os seus poemitas... Fui rever a minha fonte, que diz o seguinte, e passo a citar, dois pontos, abre aspas

"O rei é também lembrado pelo seu gosto pelas artes e literatura, tendo deixado ele próprio vários volumes com poemas"

fecha aspas.

Dizendo também, a mesma fonte, mas acerca do Rei D.Dinis, e passo a citar, dois pontos, abre aspas

" Presume-se que tenha sido o primeiro rei português não analfabeto"

fecha aspas.

Que assim fiquemos esclarecidos... ou ainda mais baralhados!