primeiro post


Aqui vamos contar história.História do Homem, da Terra, da Europa, de Portugal.História real e Estórias lendárias...Pedaços da vida que conhecemos e que me vêm parar às mãos.Vou tentar transmitir a História duma maneira mais leve, por isso perdoem-me os historiadores se às vezes brincar com coisas sérias.Gostava de possuir todo o conhecimento da História, para perceber melhor sobre tudo...Wish me luck...cá vai...

D.Sancho II - O Capelo






Ou o Pio, ou o Piedoso... ou Azarado, já que a sua história foi tudo menos piedosa para consigo próprio!!


Subiu ao trono, em 1223, por morte do seu pai Afonso e foi sucedido por seu irmão Afonso.. o primeiro segundo e o segundo terceiro, perceberam? Apesar de simples não é nada complicado!!


Não se casou mas consorciou-se em 1239 com D.Mécia Lopes de Haro, cujo avô materno era neto de D.Afonso Henriques... isso mesmo, o nosso Primeiro. Ou seja, D.Sancho, sendo neto do filho do Afonso Henriques era qualquer coisa como tio-primo da mulher... e aqui começa a grande chafurdice e troca de fluídos consaguíneos na familia real Portuguesa!! Por sorte não houve mistura (ainda) nesta altura , porque a Dona era estéril não tendo dado nenhum descendente ao Rei. Pouca sorte teve o D.Sancho porém, porque a desgraçada, não só já vinha usada quando se casou, como também foi raptada com consentimento pelo amante, tendo deixado o pobre Rei embrenhado em confusões com a igreja.

Isto porque como foi dito no post anterior, o país atravessava um mau momento com o Papado, já que o papá de D.Sancho tinha sido excomungado devido a práticas contra os interesses da Igreja. D.Sancho, numa tentativa de aliviar as tensões lá assinou um tratado com 10 pontos com o Papa. No entanto o rapaz estava mais interessado em reconquistar a Peninsula Ibérica, deu-lhe a febre do bisavô e lá conquistou cidades do Alentejo e Algarve.

Ao contrário do pai, não tinha jeiteira nenhuma para a organização do estado, a coisa pedia mais para o lado militar. E como as coisas com a Igreja continuavam de mal a pior, o Bispo do POrto fez queixinhas ao Papa Papa Inocêncio IV, que o considerou um rex innutilis (ou seja, que não sabia administrar a justiça no seu reino), tendo ordenado aos Portugueses que escolhessem um novo rei para substituir o herege. Os considerados portugueses na altura eram prelados e nobres, que em assembleia consideraram o irmão do Rei D.Afonso (que seria o III) uma boa 2ª hipotese para ocupar o trono.

D.Sancho, sem trono, sem mulher, sem terrinhas para conquistar, sem filhos, sem... bem..dizem as más linguas que o Rei era impotente, tss tss - decidiu exilar-se em Toledo, onde acabou por falecer.