primeiro post


Aqui vamos contar história.História do Homem, da Terra, da Europa, de Portugal.História real e Estórias lendárias...Pedaços da vida que conhecemos e que me vêm parar às mãos.Vou tentar transmitir a História duma maneira mais leve, por isso perdoem-me os historiadores se às vezes brincar com coisas sérias.Gostava de possuir todo o conhecimento da História, para perceber melhor sobre tudo...Wish me luck...cá vai...

D.Dinis - O Lavrador


Ou o Rei-Agricultor, ou ainda O Rei-Poeta ou O Rei-Trovador, porque quando não andava a plantar pinheiros, fazia uns versos. Quem não conhece aquela célebre cantiga de amor


"Ai flores, ai flores do verde pino,
se sabedes novas do meu amigo!
ai Deus, e u é? "


enfim, pelo menos é o primeiro com um nome original ...




Desde cedo aprendeu os meandros da administração dum Reino, pelo que aquando da sua subida ao trono, a primeira coisa que fez foi resolver as questões com a Igreja, que até à data não tinham sido famosas! Assinou um tratado com o Papa Nicolau III, onde jurava proteger os interesses de Roma em Portugal, salvou a Ordem dos Templários em Portugal através da criação da Ordem de Cristo, que lhe herdou os bens para o reino português depois da sua extinção, e apoiou os cavaleiros da Ordem de Santiago ao separarem-se do seu mestre castelhano.

Foi um Rei pacífico, mesmo quando teve de entrar em guerra com o Reino de Castela, preferiu entregar-lhes Serpa e Moura (lá se ía o Bom Azeite) e assinou um tratado de Paz com Castela, definindo-se nesse tratado as fronteiras actuais entre os dois países ibéricos. Por este tratado previa-se também uma paz de 40 anos, amizade e defesa mútuas. Diga-se de passagem, que D.Dinis foi o 1º Rei a assinar com o nome completo, suspeita-se que tenha sido o primeiro Rei de Portugal que não era analfabeto!!!

Além disto, continuou a fazer as leis de Portugal e organizou o país a nível jurídico. Voltou-se para Lisboa como sitio propicio e promissor para se afirmar como centro administrativo por excelência. Ordenou a exploração de minas de cobre, prata, estanho e ferro. Fomentou as trocas com outros reinos, assinou o primeiro tratado comercial com o rei de Inglaterra em 1308 e criou o almirantado, atribuído como privilégio ao genovês Manuel Pessanha, e fundando as bases para uma verdadeira marinha portuguesa ao serviço da Coroa.


Era Um Rei muito dado à cultura, durante o seu reinado, Lisboa foi, pois, um dos centros europeus de cultura. A Universidade de Coimbra, a primeira universidade em Portugal, foi fundada pelo seu decreto Magna Charta Priveligiorum. Desde sempre se ensinou aqui as Artes, o Direito Civil, o Direito Canónico e a Medicina. Mandou traduzir importantes obras, tendo sido a sua Corte um dos maiores centros literários da Península Ibérica.

Ele próprio, não só escreveu poemas como também os musicou, isto foi casualmente descoberto em 1990, no Arquivo da Torre do Tombo, num pergaminho, que continha 7 letras musicadas, que servia de capa a um livro de registos notariais do século XVI... É muito bem estimada, a História em Portugal!


Em 1282 casa-se por procuração com Isabel de Aragão, conhecida entre nós como a Rainha Santa Isabel, que foi a querida que fez o milagre das Rosas. Era a Rainha consorte, sem sorte nenhuma, teve apenas dois filhos de D.Dinis, pois este preferia ir em folguedos para os lados de Odivelas... Esta, dedicava-se aos pobres e à oração, daí ter começado a gozar da reputação de Santa ainda em Vida.
D.Dinis faleceu em 1325, com mais sete filhos ilegítimos, dos quais um que era o seu predilecto D.Afonso Sanches e motivo para deixar o legítimo herdeiro ao trono D.Afonso (o IV) um nadinha irritado e por isso ter andado à chapado com o pai, por sorte a Santa Isabel era da paz e conseguiu apaziguar o rapaz.